Notícias

APG presente na cerimónia de entrega do Certificado do Prémio RegioStars atribuído ao Projeto AGEO

ageo_foto grupo

 

No dia 20 de maio decorreu, no Pavilhão de Portugal, em Lisboa, a Reunião Anual de Avaliação Portugal 2030 com a Comissão Europeia. No final do evento teve lugar a Entrega do Certificado do Prémio RegioStars ao Projeto AGEO – Atlantic Geohazard Risk Management, que venceu, em 2025, nas categorias “Uma Europa mais Verde” e “Escolha do Público”.

Os Prémios RegioStars lançados pela Comissão Europeia, reconhecem os melhores projetos financiados pela União Europeia nas áreas da coesão, inovação e desenvolvimento regional. De um recorde de 266 candidaturas, o projecto AGEO foi escolhido como um dos 25 finalistas na categoria “Uma Europa Verde” pelo trabalho desenvolvido na prevenção de riscos naturais com o envolvimento dos cidadãos.

 

Financiado pelo Programa de Cooperação Interreg Espaço Atlântico, é um projeto pioneiro que reúne os parceiros europeus Portugal, Espanha, França, Reino Unido e Irlanda.

Focado na gestão de riscos geológicos (deslizamentos, cheias, atividade sísmica, riscos geotécnicos urbanos), o projeto desenvolveu a inovadora aplicação móvel AGEO, que envolve cientistas e comunidades locais, na monitorização, alerta precoce e gestão dos riscos geológicos na região atlântica.

 

Coordenado pelo Instituto Superior Técnico (IST) contou com um total de 13 Parceiros, dos 5 países acima referidos, e incluiu 5 Observatórios-Piloto para testar estes sistemas de alerta precoce com a participação das comunidades locais. O objetivo é demonstrar como o envolvimento dos cidadãos na prevenção de riscos geológicos pode reforçar os sistemas regionais e nacionais de gestão do risco.

 

A Associação Portuguesa de Geólogos (APG) foi um dos parceiros do projeto AGEO e Lisboa - Multirriscos de Lisboa, um dos Pilotos para os riscos de sismos, inundações, deslizamentos e riscos geotécnicos urbanos. Para receber o prémio em representação da APG estiveram presentes Mafalda Oliveira e Maria do Rosário Carvalho, membros da Comissão Diretiva desta Associação. 

 

O Espaço Atlântico Interreg é um instrumento de financiamento da Cooperação Territorial Europeia, que apoia projetos de cooperação transnacional entre atores do Espaço Atlântico, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). O projeto AGEO enquadra-se na Prioridade 3: Reforço da resiliência territorial a riscos naturais, climáticos e de origem humana.

 

Para informação complementar consultar: https://ageoatlantic.eu/

Apoios

synege

 

 maquesonda


georea_100px

logo triaguas_transp
 

als-logo-rgb_transp_100px

 

 

bv logo cmyk

 

 swick drilling europe logo final rgb

 

logo_sinergeo2

 

logo_visa

 

carlson-logo-with-tag-colornt

 

 

logo geoint

 


Parceiros


geo logica logo 22artboard 1_white

  

Escolha a sua Língua


Pesquisa

Xnxx Xvideos بحاجة لمساعدتك بالمذاكرة سكس مترجم - ديمي هوكس الشقراء تفتح رجليها عشان تجيب درجات عالية