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Resultados Nacionais - TIMSS 2023

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Na passada 4.ª feira, 4 de dezembro, foram divulgados os Resultados Nacionais - TIMSS 2023. O teste Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS) tem como objetivo obter informação sobre o desempenho dos alunos a Matemática e a Ciências, bem como uma avaliação de conhecimentos e atitudes em relação à literacia ambiental, nomeadamente, acerca da compreensão dos alunos sobre as mudanças climáticas, biodiversidade e conservação.

Em 2023, em Ciências do 4.º ano, os alunos portugueses obtiveram uma pontuação média de 511 pontos, superando a média internacional em 17 pontos (494 pontos), um resultado que supera o de 2019 em sete pontos. A área do conteúdo as ‘Ciências da Terra’ registaram a pontuação média mais elevada (516 pontos), cinco pontos significativamente acima da média geral a Ciências.

Neste nível de ensino, os alunos demonstram conseguir comunicar a sua compreensão sobre as características e processos físicos da Terra e sobre a forma como os seres humanos utilizam e influenciam os recursos naturais da Terra. Demonstraram, ainda, ter conhecimentos sobre o movimento e a posição relativa da Terra, da Lua e do Sol e conceber ensaios experimentais fiáveis, prever resultados e avaliar possíveis conclusões.

No 4.º ano, o resultado médio alcançado a Literacia Ambiental (519) foi significativamente superior ao da média geral a Ciências, em 8 pontos, com a grande maioria dos alunos a valorizar de forma muito elevada a preservação ambiental (73%).

No que respeita a Ciências do 8.º ano, os alunos portugueses alcançaram um resultado médio de 506 pontos, superando a média internacional em 28 pontos. Contudo, regista-se uma descida, estatisticamente significativa, de 13 pontos, face ao ciclo do TIMSS de 2019. Particularmente na área do conteúdo Ciências da Terra, o resultado médio foi superior ao da média geral em dois pontos, com os alunos a demonstrarem capacidade em fazer raciocínios relativos ao clima da Terra e conhecimento de processos de gestão dos recursos naturais da Terra.

Neste nível de ensino, o resultado médio a Literacia Ambiental é significativamente superior à média geral a Ciências por 14 pontos, indicando que seis em cada dez alunos portugueses valorizam de forma «muito elevada» a preservação do ambiente.

Registe-se que Portugal foi um dos países que obteve uma pontuação média superior na subescala de Literacia Ambiental no 4.º ano e no 8.º ano.

É ainda de salientar que, globalmente e em ambos os níveis de ensino considerados, o desempenho a Ciências apresenta uma tendência de aumento consoante aumenta o gosto dos alunos por aprender a disciplina.

Fonte: TIMSS 2023 - Relatório Nacional, Instituto de Avaliação Educativa, I.P.

Para informação adicional e resultados nacionais do TIMSS, consultar a página do IAVE: https://iave.pt/estudo-internacional/timss/

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