Notícias
APG promoveu seminário sobre a Geologia e a viticultura no Baixo Alentejo
A edição de 2024 do seminário "A Geologia na Rota da Vinha e do Vinho" decorreu em Cuba e Vidigueira, entre os dias 22 e 24 de março, e proporcionou uma experiência memorável aos participantes.
Foi um fim de semana recheado de novos conhecimentos, experiências gastronómicas, provas de vinho e momentos de Cante Alentejano. Entre visitas a adegas e espaços museológicos, abordaram-se os aspetos geológicos, vitícolas, enológicos e culturais da sub-região vitivinícola da Vidigueira.
Teresa Cruz, jurista de profissão, foi uma das participantes e confessa que adorou a experiência. "Foram vários temas num só evento. Neste caso, Geologia, vinho, cultura, conversas com pessoas de outras realidades".
Para José Ponte, professor aposentado de Biologia e Geologia, foi interessante perceber a forma como as rochas influenciam a produção do vinho. "Recomendo a quem tiver a possibilidade de participar nestes cursos, a fazê-lo com a frequência máxima. Eu tento fazer sempre que tenho disponibilidade", afirma.
Antes de rumar ao Baixo Alentejo, os participantes assistiram, no dia 16 de março, ao webinar "Enogeobiodiversidade", que incluiu palestras de vários especialistas nos domínios da Geologia, Geomorfologia, Edafologia, Pedologia, Climatologia, Viticultura, Botânica, História e Arqueologia.
A APG e a Comissão Organizadora agradecem a todos os oradores, participantes e entidades que contribuíram para a realização deste evento, organizado pela APG em colaboração com o Departamento de Geociências da Universidade de Évora.
Consulte o álbum de fotografias deste evento. Recorde as edições anteriores do seminário "A Geologia na Rota da Vinha e do Vinho".