Notícias

Nova erupção na Islândia acompanhada pelo Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores

islandia-2024

O Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores (OVGA) tem vindo a seguir o vulcanismo fissural, semelhante ao das ilhas do Pico e São Jorge, iniciado no dia 8 de fevereiro na península de Reykjanes, no sudoeste da Islândia. Esta é a a terceira erupção na região desde 18 de dezembro de 2023.

O OVGA possui uma correspondente no teatro vulcânico, perita em geofísica, que permanentemente se desloca na zona afetada e que mantém a equipa açoriana a par dos fenómenos e das decisões ali existentes. Assim aguarda-se uma reativação vulcânica na zona norte do porto de pesca de Grindavik, na direção da central geotérmica de Svartsengi. Esta não deverá ser atingida, mas tem sido utilizada na monitorização vulcanológica.

De facto, os peritos islandeses instalaram no fundo dos poços geotérmicos, há anos, sensores automáticos de temperatura. Assim que esta se altera, nomeadamente subindo, um sinal automático alerta o diretor técnico Dr. Magnusdóttin e os seus cientistas geotérmicos para a anomalia. E este, por sua vez, contata a Proteção e o Serviço Nacional de Meteorologia (IMO), visando tomar medidas adequadas ao evento.

Presentemente, o IMO dá conta que sob a zona critica se movimentam cerca de 09 milhões de metros cúbicos de magma, ou seja, o volume de 3.800 piscinas olímpicas. Esse magma "procura" chegar à superfície ao longo de fraturas e derramar-se sob a forma de lava muito fluida a 1.900 graus Celsius de temperatura.

A correspondente do OVGA diz que existe muita expectativa nesta terceira fase de expulsão de material lávico, sempre muito espetacular. As barragens de piroclastos e de antigos basaltos, construídos em novembro de 2023, para desviarem as escoadas de lava fluida tem resistido, informa o IMO ao OVGAçores.

Fonte: Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores

Apoios

synege

 

 maquesonda


georea_100px

logo triaguas_transp
 

als-logo-rgb_transp_100px

 

 

bv logo cmyk

 

 swick drilling europe logo final rgb

 

logo_sinergeo2

 

logo_visa

 

carlson-logo-with-tag-colornt

 

 

logo geoint

 


Parceiros


geo logica logo 22artboard 1_white

  

Escolha a sua Língua


Pesquisa