Notícias

Nota de Pesar pelo falecimento do Professor José Martins Carvalho

jos martins carvalhoÉ com profunda tristeza que a Associação Portuguesa de Geólogos (APG) comunica o falecimento, nesta madrugada, do seu querido associado (O115) e amigo José Martins Carvalho.

Professor dedicado, hidrogeólogo brilhante, será sempre lembrado como um exemplo de integridade, profissionalismo e dedicação à Geologia, à APG e à profissão. A Geologia portuguesa perde um homem bom, uma referência para a comunidade técnica e científica, mas os resultados do seu trabalho constituem um legado precioso e único.

O Professor Martins Carvalho é reconhecido como um profissional excecional, rigoroso e perseverante, figura incontornável da Hidrogeologia e Geotermia e na formação científica, profissional e ética de gerações de jovens Geólogos e Engenheiros.

O seu virtuoso percurso profissional foi, igualmente, reconhecido internacionalmente tendo sido agraciado em 2000 com o título "Millenium Geologist", pela International Association of Hydrogeologist e em 2016 com a Medalha de Mérito da Federação Europeia de Geólogos (FEG). Esta distinção, aprovada unanimemente pelo Conselho da FEG, é o reconhecimento do seu empenho e dedicação para com a federação, do seu carácter humano e do seu profissionalismo exemplar comprovado ao longo de mais de 30 anos como geólogo. Este reconhecimento destaca, igualmente, a importância da sua produção científica e atividade técnica e pedagógica no âmbito da hidrogeologia, hidrogeotecnologia, geotermia, prospeção, ordenamento do território e ambiente.

Considerado um embaixador dos geólogos, foi Presidente da APG de 1979 a 1981, Presidente da Assembleia-Geral da associação desde 2018, Presidente da Comissão Nacional de Acreditação desde a sua constituição, em 2017, e membro da Comissão Editorial da revista GEONOVAS. Representou a APG desde 1977 junto do movimento que pretendia a criação de uma organização profissional europeia de geólogos e, em 1980, participou na fundação da FEG, tendo sido o primeiro delegado português no Conselho desta instituição, mantendo-se nessas funções até 1989 e, posteriormente, de 1998 a 1999. Foi peça chave no desenvolvimento da sua estrutura, dos seus estatutos, regulamentos, código deontológico, entre outros. Exerceu, também, funções de Vice-Presidente da FEG de 1983 a 1986 e foi membro do "Registration Committee". Foi o primeiro geólogo português a quem foi atribuído o título de "EuroGeólogo" (EurGeol) da FEG, corria o ano de 1998. Foi membro correspondente da Ordem dos Engenheiros (Colégio de Engenharia Geológica e de Minas).

Nascido em Lisboa, em 12 de dezembro de 1943, José Martins Carvalho era doutorado em Geociências, com especialização em Hidrogeologia Aplicada, pela Universidade de Aveiro. Exerceu atividades como geólogo profissional desde 1966. Passou por empresas de referência dos setores extrativo, energético e da construção (e.g. Mining Exploration International, Geotécnica e Minas, Lda., Sondagens e Fundações ACAVACO, Lda., TARH, SOGEO-Açores).

Foi Professor Coordenador com Agregação do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), tendo-se aposentado das atividades letivas em dezembro de 2013. Em 2015 foi nomeado Professor Emérito do Instituto Politécnico do Porto. De 1982 a 1994, exerceu, também, funções de Docente Convidado no Departamento de Geociências da Universidade de Évora e até 2005 foi Professor Auxiliar do mesmo Departamento. De 1984 a 1994 foi Assistente Convidado no Departamento de Geologia da Universidade do Porto. Lecionou disciplinas de pós-graduação nas Universidades de Aveiro, do Porto, de Évora, de Lisboa e Nova de Lisboa. Foi orientador de inúmeras teses de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento.

Possui uma vasta obra científica em revistas internacionais, livros, capítulos em publicações internacionais e nacionais de referência, artigos/proceedings de conferências internacionais, artigos e notas técnicas em revistas nacionais e internacionais e mais de 1500 relatórios técnicos e científicos. Participou em vários projetos financiados pela Comissão Europeia e Fundação para a Ciência e Tecnologia, entre outras iniciativas de investigação. Mesmo após a sua jubilação, manteve a sua ligação ao ISEP e continuou a desempenhar atividades de investigação no Laboratório de Cartografia e Geologia Aplicada (LABCARGA), colaborando em atividades pedagógicas, científicas e culturais do Instituto. Esteve também associado ao Centro GeoBioTec.

Em 1998, fundou a empresa de consultoria TARH-Terra, Ambiente e Recursos Hídricos, Lda., onde continuava atualmente como ativo hidrogeólogo e sócio-gerente.

É seguramente uma das personalidades mais reconhecidas na sua área de especialização, tendo em muito contribuído para o prestígio das instituições que representou e da profissão.

O querido Prof. José Martins Carvalho ficará no coração de muitas gerações de geólogos, que o lembrarão com admiração e carinho.

A APG expressa à família e amigos as mais sentidas condolências e a sua solidariedade neste momento difícil.

O corpo do Professor estará a partir das 17h30 de amanhã (1 de fevereiro de 2023) na igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, no Parque das Nações, Lisboa.

O funeral realiza-se no dia 2 de fevereiro de 2023 às 11h00 para o Cemitério dos Olivais, Lisboa.

 

Testemunhos

"Perdemos uma referência importante. Fica no coração de muitas gerações de geólogos"

Isabel Fernandes

"Não tive oportunidade de trabalhar com o Prof. Martins Carvalho, mas era um nome de peso na praça. Pessoalmente era um gentleman!"

Patrícia Matos

"Apesar de nunca ter sido meu Professor, nem de nunca ter trabalhado profissionalmente com o Prof. Martins Carvalho, foi sempre uma referência em termos de profissionalismo, ética e integridade e alguém que me apoiou incondicionalmente. Encontrava-o sempre disponível para colaborar com a APG. Recordarei para sempre o seu sorriso, boa-disposição e tranquilidade e guardarei com estima os seus conselhos."

Mónica Sousa

"Foi meu professor de Hidrogeologia. Mais um dos grandes professores que tive a sorte de ter. Uma referência até hoje. Perdemos um homem bom e uma referência para a comunidade científica."

Mafalda Oliveira

"Conheci o Professor Martins Carvalho apenas quando entrei para os corpos sociais da APG, mas de imediato percebi porque era uma referência. Um verdadeiro genleman que dignificava a palavra Professor".

Gina P. Correia

"Também foi meu professor de Hidrogeologia no mestrado. Excelente professor."

Luís Gonçalves

"Embora tenhamos estados muito tempo afastados, pois os nossos universos eram distintos, só tenho boas recordações, primeiro dos tempos partilhados na Universidade de Évora, eu era assistente estagiário e ele estava empenhado em por de pé a Licenciatura em Engenharia de Recursos Hídricos, a par da Lic. em Eng. Recursos Geológicos, ambos os cursos de cinco anos e de muito boa memória e que muitos profissionais competentes formaram (depois veio Bolonha... ). Quando vim para a APG, não podia ter melhor acolhimento e apoio! Vim encontrar a mesma pessoa trinta anos depois, simples, acessível, competente e sempre disposto a apoiar. O sorriso e a boa disposição eram aconchegantes, sabia bem estar com ele, estava sempre a aprender! É disso que dele sempre me irei lembrar..."

Luís Lopes

"Quis o destino que as nossas vidas se tivessem cruzado em diversos momentos. O primeiro, foi na minha infância, em Moçambique, vivíamos no mesmo prédio e o Professor era, na altura, o colega e amigo do meu tio, Edmundo Magalhães. Era miúda, mas incrivelmente registo memórias desse tempo que o envolvem! Voltámo-nos a cruzar na faculdade, eu já adulta, agora no Porto. Lembrava-se de mim e eu dele! Marcou-me! Entretanto a profissão levou-nos a diversos trabalhos em conjunto, saídas de campo, partilhas, momentos que não se esquecem! Muitos anos de trabalho conjunto para a APG. Um profissional de trato excelente, pessoa sensata, cordial, ético. Não conheço ninguém que não chore a perda deste Homem extraordinário, que fica em mim..."

Nadir Plasencia

Apoios

synege

 

 maquesonda


georea_100px

logo triaguas_transp
 

als-logo-rgb_transp_100px

 

 

bv logo cmyk

 

 swick drilling europe logo final rgb

 

logo_sinergeo2

 

logo_visa

 

carlson-logo-with-tag-colornt

 

 

logo geoint

 


Parceiros


geo logica logo 22artboard 1_white

  

Escolha a sua Língua


Pesquisa