Notícias

IX Jornadas APG: do milagre de Lousal à força da Comunicação de Ciência

foto-ix jornadas apgGeólogos de todas as gerações juntaram-se na Escola de Ciências da Universidade do Minho, em Braga, para assistir às IX Jornadas APG, no passado dia 2 de novembro, com o título "Matérias-primas minerais e Geodiversidade: indispensáveis nos desafios societais do século XXI".

A primeira apresentação do dia prendeu desde logo a atenção dos presentes. Patrícia Falé, da Direção Geral de Energia e Geologia, clarificou os procedimentos de instrução de processos e fiscalização de depósitos minerais. Seguiram-se as apresentações de Jorge Relvas, Claudio Rossi e João Matos. A primeira foi sobre a "milagrosa" reabilitação geomorfológica e química de uma parte da antiga mina do Lousal, integrada no projeto Life-Ribermine. A segunda focou-se no projeto ROBOMINERS, que tem como objetivo desenvolver um robot de inspiração biológica capaz de explorar depósitos minerais subterrâneos. E a terceira abordou o projeto de investigação EXPLORA/Alentejo2020 sobre as mineralizações de metais-base em Neves-Corvo.

Na parte da tarde, o tema dos recursos minerais deu lugar ao tema da geodiversidade. José Brilha recordou o procedimento de criação do Dia Internacional da Geodiversidade, Diamantino Pereira demonstrou de que forma a geodiversidade presta serviços ecossitémicos e Paulo Pereira explicou como se faz a avaliação da geodiversidade. Antes do fecho da sessão com uma mesa-redonda que contou com a presença de Miguel Goulão (presidente da ASSIMAGRA), Joana Rodrigues galvanizou o auditório com uma apresentação sobre a importância da Comunicação de Ciência, aplicada à geodiversidade.

O dia das Jornadas APG encerrou com uma homenagem aos 12 geólogos que participaram na primeira edição do calendário APG 365 e com a entrega de prémios aos vencedores do concurso GEOARTE, seguindo-se a inauguração da exposição dos trabalhos selecionados.

A APG agradece ao Departamento de Ciências da Terra e à Escola de Ciências da Universidade do Minho pelo apoio e coorganização deste evento e a todos os participantes, moderadores, oradores e patrocinadores que contribuíram para o sucesso deste evento.

As Jornadas APG decorrem anualmente e pretendem fomentar a consciencialização pública sobre a importância da Geologia para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Nos últimos anos, as Jornadas APG afirmaram-se como o mais significativo evento profissional de geociências em Portugal, proporcionando um fórum aberto para a partilha de novas perspetivas e desafios no domínio temático de cada ano.

Veja aqui a fotorreportagem das IX Jornadas APG.

Apoios

synege

 

 maquesonda


georea_100px

logo triaguas_transp
 

als-logo-rgb_transp_100px

 

 

bv logo cmyk

 

 swick drilling europe logo final rgb

 

logo_sinergeo2

 

logo_visa

 

carlson-logo-with-tag-colornt

 


Parceiros


geo logica logo 22artboard 1_white

  

Escolha a sua Língua


Pesquisa