Notícias
Ajude a prevenir o risco geológico com a aplicação AGEO
O projeto AGEO permite que cada um de nós tenha um papel ativo na prevenção do risco geológico.
A APG, em conjunto com diversas instituições nacionais e europeias, participa neste projeto científico que pretende testar o envolvimento das populações na identificação de situações de risco.
Dos cinco observatórios de cidadãos previstos, dois são em Portugal (Lisboa e Madeira). A experiência adquirida em cada um deles servirá para formular recomendações futuras para a prevenção e mitigação dos perigos geológicos em regiões Atlânticas.
O AGEO é coordenado pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa. A Câmara Municipal de Lisboa é responsável pelo observatório da capital portuguesa, uma cidade exposta a variados riscos naturais, alguns dos quais poderão agravar-se com as alterações climáticas, como as inundações.
Em Lisboa, já está disponível uma aplicação para reportar eventuais situações de risco, como fissuras recentes em edifícios. Estão também a ser desenvolvidas campanhas de comunicação e de sensibilização para capacitar as comunidades locais e outros grupos (ex: brigadas de proteção civil, brigadas municipais, cientistas) a responder perante um desastre natural e a contribuir para uma melhor gestão do risco geológico.
Saiba aqui como instalar a aplicação AGEO.