Notícias

Ajude a prevenir o risco geológico com a aplicação AGEO

ageo-transparentO projeto AGEO permite que cada um de nós tenha um papel ativo na prevenção do risco geológico.

A APG, em conjunto com diversas instituições nacionais e europeias, participa neste projeto científico que pretende testar o envolvimento das populações na identificação de situações de risco.

Dos cinco observatórios de cidadãos previstos, dois são em Portugal (Lisboa e Madeira). A experiência adquirida em cada um deles servirá para formular recomendações futuras para a prevenção e mitigação dos perigos geológicos em regiões Atlânticas.

O AGEO é coordenado pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa. A Câmara Municipal de Lisboa é responsável pelo observatório da capital portuguesa, uma cidade exposta a variados riscos naturais, alguns dos quais poderão agravar-se com as alterações climáticas, como as inundações.

Em Lisboa, já está disponível uma aplicação para reportar eventuais situações de risco, como fissuras recentes em edifícios. Estão também a ser desenvolvidas campanhas de comunicação e de sensibilização para capacitar as comunidades locais e outros grupos (ex: brigadas de proteção civil, brigadas municipais, cientistas) a responder perante um desastre natural e a contribuir para uma melhor gestão do risco geológico.

Saiba aqui como instalar a aplicação AGEO.

Apoios

synege

 

 maquesonda


georea_100px

logo triaguas_transp
 

als-logo-rgb_transp_100px

 

 

bv logo cmyk

 

 swick drilling europe logo final rgb

 

logo_sinergeo2

 

logo_visa

 

carlson-logo-with-tag-colornt

 


Parceiros


geo logica logo 22artboard 1_white

  

Escolha a sua Língua


Pesquisa