Notícias

Ana Alencoão e Elisa Preto Gomes: amigas da divulgação da Geologia

homenagem 2022As duas entraram no mesmo dia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, em 1985. Desde então, perdura a amizade entre as geólogas Ana Alencoão e Elisa Preto Gomes. O seu companheirismo levou-as a cooperar no trabalho académico e na dinamização de atividades de divulgação científica da Geologia para a sociedade.

Coordenaram (Elisa Preto Gomes ainda coordena) o departamento de Geologia da UTAD e dirigem o Museu de Geologia Fernando Real, na mesma universidade. Contribuíram para a formação académica de muitos professores de Biologia e Geologia, a quem continuaram a dedicar grande parte do seu tempo, através da formação contínua de professores. Hoje, Ana Alencoão está aposentada das funções de professora associada na UTAD e Elisa Preto Gomes é professora catedrática na mesma universidade.

A Associação Portuguesa de Geólogos homenageou as professoras Ana Alencoão e Elisa Preto Gomes durante o Dia da APG 2022 - 14ª Reunião Anual, no dia 9 de abril de 2022.

A sessão de homenagem contou com o apoio do projeto ENGIE. O principal objetivo deste projeto é motivar meninas e adolescentes para seguir carreiras nas áreas das Geociências e das Geoengenharias, inspirando-as com os percursos de geólogas e engenheiras como os de Ana Alencoão e Elisa Preto Gomes. O projeto ENGIE desenvolve atividades de consciencialização em 22 países europeus e pretende promover o equilíbrio de género nas profissões ligadas à Geologia.

Carlos Coelho Pires e Rui Dias fizeram a introdução da vida e obra das homenageadas, seguida da apresentação "Percursos Paralelos e Cruzados em Geologia, ao serviço da UTAD e da Região", trazida pelas professoras.

"Estas duas senhoras conseguiram com que umas largas centenas de pessoas modificassem a sua maneira de ver a Geologia. Conseguiram com que elas encarassem a Geologia como uma ciência que é imprescindível e importantíssima no desenvolvimento e bem-estar de uma sociedade", enalteceu Carlos Coelho Pires.

Com sentido de humor, Rui Dias realçou o empenho de Elisa Preto Gomes. "Quase diria que a UTAD acaba por ser uma segunda casa. Foi nessas andanças que me cruzei com as homenageadas, em especial com a Elisa, com quem tenho trabalhado muito, muitas vezes arrastado pelo seu dinamismo, pelos seus 500 mil emails e 30 telefonemas. E isso ela consegue fazer mesmo eu não tendo telemóvel."

Está disponível aqui a gravação da sessão de homenagem às professoras Ana Alencoão e Elisa Preto Gomes.

Anualmente, a APG homenageia associados que se destacam pelo seu contributo para o reconhecimento e valorização da Geologia.

Apoios

synege

 

 maquesonda


georea_100px

logo triaguas_transp
 

als-logo-rgb_transp_100px

 

 

bv logo cmyk

 

 swick drilling europe logo final rgb

 

logo_sinergeo2

 

logo_visa

 

carlson-logo-with-tag-colornt

 

 

logo geoint

 


Parceiros


geo logica logo 22artboard 1_white

  

Escolha a sua Língua


Pesquisa