Notícias
Faleceu José Pedro Reis da Silva Araújo
José Pedro Reis da Silva Araújo nasceu em Lisboa, a 24 de setembro de 1923 e faleceu em Lisboa, a 19 de fevereiro de 2016.
Formou-se em 1955 em Ciências Geológicas, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Esteve como geólogo em Moçambique, de 1961 a 1968, desenvolvendo trabalhos para a carta geológica da ex-província portuguesa.
De regresso a Portugal trabalhou durante 7 anos, como geólogo, no Instituto Hidrográfico, num estudo sobre a Plataforma Continental.
Em parceria com a esposa D. Maria Beatriz Araújo fundou, em 1971, a empresa Geoequipamentos de Importação, Lda., que encerrou a atividade a 30 de Março de 2012. A empresa iniciou a atividade com a venda de materiais de laboratório na área da Geologia e Minas e paralelamente, também se dedicava à venda de detetores de metais, para todos os fins.
Com a venda de equipamentos para geologia, minerais e rochas era bem conhecido de alunos e docentes das universidades e escolas secundárias. Foi no 1º Congresso Nacional de Geologia, em 1983, na Universidade de Aveiro, que enquanto aluna da FCUP adquiri à Geoequipamentos o meu primeiro martelo, que foi estreado na visita de campo à região de Mondim de Basto-Vila Real! Relembro bem a imagem do casal Silva Araújo e da banca da Geoequipamentos nos diversos Congressos de Geologia desde essa data, até 2010, na Universidade do Minho.
Em 2012 tornou-se no maior benemérito do Museu de Geologia Fernando Real, da UTAD, oferecendo muitos minerais da sua coleção particular. A UTAD homenageou-o a 12 de março de 2013, existindo uma placa de agradecimento no Museu. Em meu nome pessoal, da Academia Transmontana e da Associação Portuguesa de Geólogos, presto aqui a nossa respeitosa homenagem e endereço à D. Maria Beatriz, que se encontra hospitalizada, votos de uma rápida recuperação e muita saúde.
por Elisa Preto Gomes