Notícias

APG integra grupo de trabalho que vai preparar Estratégia Nacional dos Recursos Geológicos

estratgia-recursos-geolgicosCom o objetivo de identificar o potencial mineiro nacional, o Secretário de Estado Adjunto e da Energia, determina, por despacho, a criação de um grupo de trabalho que reúne representantes das principais instituições nacionais ligadas aos recursos minerais.

O grupo de trabalho tem agora seis meses para apresentar uma proposta de Estratégia Nacional dos Recursos Geológicos. As missões do grupo de trabalho serão:

a) Sistematizar o conhecimento disponível sobre os recursos geológicos, coligindo toda a informação disponível sobre as atividades de revelação e de aproveitamento de depósitos minerais, com a respetiva identificação, caracterização e incidência territorial;

b) Identificar e caracterizar o potencial mineiro nacional, designadamente os depósitos minerais críticos e estratégicos, com a respetiva incidência territorial, atendendo às necessidades de matérias-primas para o abastecimento da indústria.

Além de representantes da APG, o grupo de trabalho terá membros da DGEG - Direção-Geral de Energia e Geologia, que coordena; do LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I. P.; da EDM - Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S. A.; da ACPMR - Associação Cluster Portugal Mineral Resources; da ASSIMAGRA - Recursos Minerais de Portugal; e da ANIET - Associação Nacional da Indústria Extrativa e Transformadora.

Recorde-se que a nova lei sobre os depósitos minerais foi aprovada em maio de 2021 e prevê que a Direção-Geral de Energia e Geologia e o Laboratório Nacional de Energia e Geologia apresentem, no prazo de dois anos contados da aprovação desta lei, a Estratégia Nacional dos Recursos Geológicos.

Consulte, na íntegra, o despacho do Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba.

Patrocinadores

synege

 

 maquesonda


georea_100px

logo triaguas_transp
 

als-logo-rgb_transp_100px

 

 

bv logo cmyk

 

 swick drilling europe logo final rgb

 

logo_sinergeo2

 

logo_visa

  

Escolha a sua Língua


Pesquisa