Notícias

À descoberta do Aspirante Geoparque Algarvensis: inscrições abertas para o XLI CAP

banner quadrado xli cap_newA próxima edição do CAP – Curso de Atualização de Professores em Geociências decorre nos dias 11 e 18 de setembro de 2021 sob a forma de webinars e de 1 a 4 de outubro de 2021 sob a forma de curso de campo no Aspirante Geoparque Algarvensis, no Algarve.

Esta formação é organizada pela Associação Portuguesa de Geólogos em parceria com o Aspirante Geoparque Algarvensis. Tem uma duração de 30 horas e encontra-se acreditada pelo CCPFC para os grupos de recrutamento 230, 420 e 520.

Os dois webinars, que terão lugar nos dias 11 e 18 de setembro de 2021 através da plataforma Zoom, constituem Ações de Formação de Curta Duração para pessoal docente.

Os docentes dos grupos de recrutamento 100 (Educação Pré-escolar), 110 (1º Ciclo do Ensino Básico), 230 (Matemática e Ciências da Natureza), 420 (Geografia) e 520 (Biologia e Geologia) podem solicitar diretamente à APG o respetivo certificado para efeitos de progressão na carreira.

As 40 edições ininterruptas (e extraordinariamente participativas) do CAP fazem deste evento uma longa tradição da Associação Portuguesa de Geólogos na oferta formativa para docentes do Ensino Básico e Secundário, na área das Ciências Naturais.

Nos três últimos anos, os CAP tiveram lugar em Geoparques das regiões Centro e Norte do país, nomeadamente, no Geoparque Estrela (em 2018), no Geoparque Arouca (em 2019) e no Geoparque Oeste (em 2021).

O principal objetivo é sempre contactar com o conhecimento e a experiência locais acerca da geologia da região e, ao mesmo tempo, promover o potencial educativo dos geoparques junto dos docentes.

O aspirante Geoparque Algarvensis localiza-se numa região com grande diversidade geológica, que permite contar vários capítulos da História da Terra. Desde o Carbonífero, através dos depósitos de tipo flysh que deram origem aos xistos e grauvaques da Serra do Caldeirão, até ao Jurássico superior, através dos calcários fossilíferos do Barrocal, passando pela formação do "Grés de Silves", do Triásico superior, que incorpora a camada rochosa com fósseis do Metoposaurus algarvenis, a espécie extinta de anfíbio que dá nome ao geoparque.

Pode aceder aqui aos formulários de inscrição para o XLI CAP.

Para mais informações, consulte o website do evento.

Apoios

synege

 

 maquesonda


georea_100px

logo triaguas_transp
 

als-logo-rgb_transp_100px

 

 

bv logo cmyk

 

 swick drilling europe logo final rgb

 

logo_sinergeo2

 

logo_visa

 

carlson-logo-with-tag-colornt

 

 

logo geoint

 


Parceiros


geo logica logo 22artboard 1_white

  

Escolha a sua Língua


Pesquisa