Notícias

Quatro dias a falar sobre os princípios da aplicação de explosivos

notcia-curso-explosivosCom 32 inscritos no total, a formação de curta duração sobre o uso de explosivos em maciços rochosos, organizada pela Associação Portuguesa de Geólogos e pela AP3E - Associação Portuguesa de Estudos e Engenharia de Explosivos, atraiu não só associados da própria APG, mas também estudantes e outros participantes com diversas formações de base.

As quatro sessões deste curso, que decorreram entre 16 e 25 de junho de 2021, consistiram em duas apresentações por sessão em ambiente cordial e informal, que foram depois cedidas aos participantes. Os oradores mostraram-se claros e concisos e disponibilizaram-se para responder a todas as questões colocadas.

"Normalmente, as matérias relacionadas com os explosivos e a sua aplicação em geociências não fazem parte dos currículos dos cursos de Geologia em Portugal", assinala Luís Lopes, presidente da APG. "Mesmo nos cursos de Engenharia Geológica e Geologia de Minas, Engenharia de Materiais ou Engenharia Civil, por exemplo, o tema não é muito desenvolvido, pelo que as ações de formação nesta área de especialidade são muito procuradas".

O objetivo deste curso foi apresentar os princípios que regem a aplicação de explosivos no desmonte de maciços rochosos, incluindo as formas de monitorização dos impactes ambientais e a legislação aplicável.

No fim, fez-se um inquérito aos participantes cujas respostas poderão ajudar a desenhar um curso ainda mais orientado para as necessidades dos profissionais em exercício de funções.

Se pretende frequentar uma ação de formação sobre a aplicação de explosivos, envie-nos um email a indicar o seu interesse (e eventuais sugestões) para This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. .

Patrocinadores

synege

 

 maquesonda


georea_100px

logo triaguas_transp
 

als-logo-rgb_transp_100px

 

 

bv logo cmyk

 

 swick drilling europe logo final rgb

 

logo_sinergeo2

 

logo_visa

  

Escolha a sua Língua


Pesquisa