Notícias

Por Terras do Jurássico: a viagem no tempo foi um sucesso

xlcap-9Depois de concluídos os webinars em setembro de 2020, os participantes do 40º Curso de Atualização de Professores em Geociências da Associação Portuguesa de Geólogos aguardavam com expetativa o dia em que iam poder viajar no tempo e sair para explorar as terras do Jurássico no território do Aspiring Geoparque Oeste.

Igualmente entusiasmados com o que se avizinhava estavam os próprios organizadores do curso, a Associação Portuguesa de Geólogos (APG) e o Aspiring Geoparque Oeste (aGO). Assim, foi com grande satisfação que ambos receberam os participantes da componente de campo do XL CAP - Curso de Atualização de Professores em Geociências, sob o tema "Por Terras do Jurássico", no fim de semana de 28 a 30 de maio.

O aGO, como o próprio nome indica, está situado na região Oeste, a meio caminho entre Lisboa e a Nazaré, e é candidato a Geoparque Mundial da UNESCO. Está localizado numa região de excelência do ponto de vista da Geologia, em particular nos domínios da Paleontologia, Geologia Sedimentar e Geomorfologia.

As visitas de campo do XL CAP levaram os participantes a conhecer a geodiversidade do aGO em ligação com a cultura e biodiversidade daquele território. O aGO abrange mais de 200 milhões de anos de geohistória, desde há cerca de 230 milhões de anos, e revela geossítios tão espetaculares como as camadas sedimentares do cabo do Trovão ou a ilha do Baleal.

A APG agradece a todos os participantes a presença, entusiasmo e unidade neste evento. Estendemos o nosso agradecimento ao Município de Bombarral, à Câmara Municipal do Cadaval, ao Município das Caldas da Rainha, ao Município da Lourinhã, ao Município de Peniche e ao Município de Torres Vedras por todo o apoio na realização deste curso, bem como às Águas do Vimeiro pelo seu patrocínio.

Com 40 edições ininterruptas, o CAP é já uma tradição da APG na área formativa para docentes do Ensino Básico e Secundário na área das Ciências Naturais. Esta é a terceira edição consecutiva realizada no território de um geoparque, depois da visita ao Geoparque Estrela, em 2018, quando este ainda era aspirante, e ao Geoparque Arouca, em 2019.

Apoios

synege

 

 maquesonda


georea_100px

logo triaguas_transp
 

als-logo-rgb_transp_100px

 

 

bv logo cmyk

 

 swick drilling europe logo final rgb

 

logo_sinergeo2

 

logo_visa

 

carlson-logo-with-tag-colornt

 

 

logo geoint

 


Parceiros


geo logica logo 22artboard 1_white

  

Escolha a sua Língua


Pesquisa