Notícias

Município de Castelo Branco vence Prémio Geoconservação 2021

cartaz_vencedor2021-jpgA qualidade das candidaturas ao Prémio Geoconservação 2021 foi bastante apreciada pelo júri, que acabou por atribuir a distinção ao município de Castelo Branco. Este é um reconhecimento pela elevada qualidade da intervenção realizada no Parque do Barrocal e pelo empenho da autarquia na valorização do património geológico local.

Aos restantes municípios que se candidataram (Alenquer, Câmara de Lobos, Covilhã, Lourinhã, Machico e Vila Nova de Gaia), o júri manifestou ainda uma palavra de apreço, incentivando-os a prosseguir as políticas de proteção e valorização do património geológico.

As candidaturas foram analisadas tendo por base os critérios referidos no ponto 5 do regulamento do Prémio Geoconservação: (i) Inventariação do Património Geológico e sua fundamentação científica; (ii) Níveis de proteção e conservação do Património Geológico; (iii) Estratégias de valorização e promoção do Património Geológico.

Fizeram parte do júri, além do presidente Paulo Pereira (da ProGeo-Portugal), Mónica Sousa, em representação da Associação Portuguesa de Geólogos; Helena Fonseca, em representação do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas; e João Baptista Pereira Silva, em representação da ProGEO-Portugal.

O Prémio Geoconservação foi instituído em 2004, pelo Grupo Português da ProGEO (Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico), com o objetivo de premiar as autarquias que se distingam na implementação de estratégias de conservação e valorização do Património Geológico do seu concelho.

Patrocinadores

synege

 

 maquesonda


georea_100px

logo triaguas_transp
 

als-logo-rgb_transp_100px

 

 

bv logo cmyk

 

 swick drilling europe logo final rgb

 

logo_sinergeo2

 

logo_visa

  

Escolha a sua Língua


Pesquisa