Notícias

Prémio Geoconservação 2020 atribuído ao Estrela Geopark

prmiogeoconservao
O Prémio Geoconservação 2020 foi atribuído à candidatura dos municípios que integram o território do Estrela Geopark (Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia) com o título: "Estrela Geopark". O júri reconheceu a qualidade, a diversidade e o potencial impacte socioeconómico do trabalho desenvolvido no território, com base na proteção e na valorização do património geológico e que levou ao reconhecimento internacional pelo Conselho de Geoparks Mundiais da UNESCO.

O Júri manifestou ainda uma palavra de apreço aos municípios de Alenquer, Arouca, Bragança, Évora e Vila Nova de Gaia, reconhecendo a elevada qualidade das candidaturas apresentadas e incentivando as autarquias a prosseguir as políticas de proteção e promoção do património geológico.

As candidaturas foram avaliadas pelo júri constituído por: Mónica Sousa, em representação da Associação Portuguesa de Geólogos; Helena Fonseca, em representação do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas; João Baptista Silva, em representação da ProGEO-Portugal e Paulo Pereira, representante da ProGEO-Portugal, que presidiu.

As candidaturas foram analisadas tendo por base os critérios referidos no ponto 5 do Regulamento: "(i) Inventariação do Património Geológico e sua fundamentação científica; (ii) Níveis de protecção e conservação do Património Geológico; (iii) Estratégias de valorização e promoção do Património Geológico".

Foi valorizado trabalho já concretizado, centrado nos geossítios propriamente ditos e demonstrando um claro empenho de disponibilização de recursos das autarquias na defesa e na valorização do património geológico.

Saiba mais sobre o Prémio Geoconservação aqui.

Patrocinadores

maquesonda


georea_100px

logo triaguas_transp
 

als-logo-rgb_transp_100px

 

 swick drilling europe logo final rgb

 

logo_sinergeo2

 

Escolha a sua Língua


Pesquisa