ENGIE


NOME: ENGIE – Encouraging Girls to Study Geosciences and Engineering

PROGRAMA: EIT Raw Materials

DATA DE INÍCIO: 01.01.2020

DURAÇÃO: 36 MESES

Sobre o projeto

O projeto ENGIE irá apoiar atividades de consciencialização em mais de 20 países europeus, no sentido de incentivar raparigas entre os 13 e os 18 anos a estudar geociências e engenharia. Serão contactados organismos públicos, escolas, centros de investigação, organizações profissionais e relacionadas com a igualdade de género para reunir, permitindo que sejam formuladas estratégias baseadas numa avaliação comparativa ao nível europeu e ao nível internacional. Serão escolhidas as melhores práticas e histórias de sucesso de países onde a educação STEM e as geociências têm sido promovidas com sucesso entre mulheres jovens (Austrália, Canadá, EUA, bem como em países europeus líderes nesta área como a Suécia ou a Finlândia). As experiências ganhas durante a implementação das ações nacionais serão usadas para a formulação de estratégias a longo prazo para que o maior interesse esperado em relação a estas profissões possa ser baseado numa educação adequada e em oportunidades profissionais na Europa.

Este projeto irá focar-se no aumento do interesse das raparigas numa área bem definida: geociências e áreas de engenharia relacionadas. Isto irá ajudar os parceiros do projeto a formular mensagens bastante claras. Um dos desafios no apoio à igualdade de género na investigação é a falta de conhecimento sobre como incentivar de forma eficaz e manter o interesse de uma mulher jovem na STEM. O projeto ENGIE vai abordar esta questão através da investigação e da recolha de conhecimento sobre o que mantém as mulheres longe das geociências e da engenharia. No âmbito do projeto, será desenvolvida uma extensa estratégia de comunicação e o seu progresso será monitorizado. A abordagem inovadora deste projeto baseia-se na criação de uma plataforma para a cooperação entre parceiros internacionais competentes, fortemente interessados em combater esta falha (futuros empregadores inclusive).

As ações de consciencialização serão alcançadas a nível local/nacional na forma de uma campanha moderada pelas associações nacionais, membros da Federação Europeia de Geólogos (FEG). As principais ações incluem eventos científicos para as famílias, programas ao ar livre e clubes de ciências focados nas geociências e na engenharia; mobilização de empresas para receber visitas de grupos; programas de mentoria transeuropeus, onde se pretende incluir a utilização inovadora das redes sociais; promoção de projetos de ciências no ensino secundário com oportunidades de publicação e de obtenção de prémios, a nível nacional e internacional; , cursos de verão para professores de ciências, promovendo o desenvolvimento profissional contínuo nas áreas das geociências e da pedagogia; e a produção de materiais didáticos, brochuras e folhetos informativos.

Este projeto visa, igualmente, tirar conclusões acerca da implementação das ações nacionais para o desenvolvimento de uma ação europeia a longo prazo, juntando a indústria, a educação, os centros de investigação, pequenas e médias empresas, etc., para a contínua motivação das raparigas na prossecução de carreiras geocientíficas. Serão, igualmente, formuladas recomendações para o desenvolvimento de iniciativas similares no âmbito das outras disciplinas incluídas na educação STEM.

link 
fb twitter in instagram

MAIS INFO [+]:  This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.


ENGIE – estudo sobre as experiências das mulheres que desenvolvem atividade profissional nas áreas das geociências e da geo-engenharia

Inquérito: shorturl.at/fjQRZ (disponível até 31 de março de 2020)

Projeto ENGIE: Questionário sobre o interesse dos alunos dos Ensinos Básico e Secundário pelas Geociências

Inquérito: 
https://evasys.ltu.se/evasys/online.php?p=ENGIE2020surveySpor (até 15 de maio de 2020)

Press Realeses

ENGIE Press Release - The International Workshop with Invited Women

Brochures

ENGIE Brochure

Outreach

Find out More [+]

Собачья блоха, описание. На zverosite есть картинки собачьей блохи с пояснениями.

 

Apoios

synege

 

 maquesonda


georea_100px

logo triaguas_transp
 

als-logo-rgb_transp_100px

 

 

bv logo cmyk

 

 swick drilling europe logo final rgb

 

logo_sinergeo2

 

logo_visa

 

carlson-logo-with-tag-colornt

 

 

logo geoint

 


Parceiros


geo logica logo 22artboard 1_white

  

Escolha a sua Língua


Pesquisa