Notícias

APG na Audiência Pública “Exploração de lítio em Portugal”

apg_esfera-01
A Associação Portuguesa de Geólogos (APG) foi convidada pelo Grupo Parlamentar do Partido Ecologista “Os verdes” a participar na Audiência Pública, intitulada “Exploração de lítio em Portugal”, que decorreu na Assembleia da República no dia 28 de novembro pelas 10:00h. A APG foi representada por José Manuel Romão e Vítor Correia.

A Audiência teve como modelo a apresentação da visão de cada instituição convidada sobre o tema, durante cinco minutos, havendo de seguida uma discussão final. Porém, atendendo ao número muito elevado de participantes, não houve tempo para a discussão final, tendo mesmo sido encurtadas as exposições de diversas entidades.

A exposição apresentada pela APG foi realizada pelo colega Vítor Correia que expressou a importância das explorações mineiras para o País, focando que já somos o 7º produtor europeu de lítio. Destacou, ainda, que a problemática ambiental das minas de lítio é similar às das pedreiras de granito, e que a forma mais simples de aferir impactos futuros é estudar o baseline ambiental das pedreiras/minas de feldspato em atividade. Clarificou, ainda, a confusão instalada relativamente ao uso dos termos pesquisa, concessão e exploração.

Patrocinadores

maquesonda


georea_100px

logo triaguas_transp
 

als-logo-rgb_transp_100px

 

swick drilling europe logo final rgb

Escolha a sua Língua


Pesquisa