Notícias

VI Jornadas APG “A Geologia como fator de competitividade e desenvolvimento económico”

jornadasapg_150px
As VI Jornadas APG terão lugar no dia 11 de novembro de 2016, no Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra.

“A Geologia como fator de competitividade e desenvolvimento económico” é o tema escolhido para a sexta edição desta conferência anual organizada pela APG e pretende ser o mote para uma discussão aprofundada sobre a importância da Geologia como ciência impulsionadora da competitividade e do desenvolvimento económico da sociedade, apoiando-a a ultrapassar os múltiplos desafios com que esta se vê confrontada.

Serão discutidas as novas tendências a nível da aquisição e disponibilização da informação geológica, em particular no que respeita à cartografia (em Portugal e no espaço europeu). Haverá, ainda, apresentações representativas de exemplos do uso da informação geológica na exploração sustentada de recursos, incluindo reutilização e reciclagem, na compatibilização entre exploração e outros vetores como ambiente/património e ainda na previsão e minimização dos riscos. O debate centrar-se-á, igualmente, na importância de garantir a disponibilidade dos recursos geológicos para as gerações futuras.

A conferência será precedida de dois cursos de formação que decorrerão nos dias 09 e 10 de novembro de 2016:

- Curso de Formação 1: “Projeto e supervisão de captações de água subterrânea”

- Curso de Formação 2: “Metodologia integrada para prospeção, avaliação de reservas e planeamento da exploração: aplicação a recursos minerais não metálicos”

Os cursos de formação destinam-se a geólogos, engenheiros geólogos e de minas, outros profissionais da área das geociências, investigadores e estudantes.

No âmbito do primeiro curso de formação será realizado o Workshop do Projeto KINDRA: Inventariação e harmonização do conhecimento geológico aplicado à hidrogeologia.

MAIS INFO [+]

Apoios

synege

 

 maquesonda


georea_100px

logo triaguas_transp
 

als-logo-rgb_transp_100px

 

 

bv logo cmyk

 

 swick drilling europe logo final rgb

 

logo_sinergeo2

 

logo_visa

 

carlson-logo-with-tag-colornt

 

 

logo geoint

 


Parceiros


geo logica logo 22artboard 1_white

  

Escolha a sua Língua


Pesquisa